Info
Primeira Liga VPL PS5
Rules
REGULAMENTO DAS
COMPETIÇÕES PS5/PS4 Organizadas pela VPL Portugal
Artigo 1.º Objeto
1.1. O presente Regulamento rege a organização das competições organizadas pela VPL Portugal para a plataforma PS5/PS4.
Artigo 2.º Termos e Condições (VPL Global)
2.1. Os usuários devem manter o seu perfil do site da VPL atualizado. O id da psn, GT ou origin, nome do jogador e número e atualizar sempre a plataforma onde jogam.
2.2. Cada membro apenas pode ter 1 conta e 1 contrato por cada plataforma (um membro que for apanhado com 2 ou mais contas irá ser banido permanentemente das competições VPL, incluindo contas com subscrição ativa no PRO sem qualquer reembolso, incluindo quaisquer pagamentos para se juntar a competições da VPL.
2.3. Cada membro da VPL apenas pode jogar por 1 equipa nacional (do país de onde ele é), após jogar um jogo por esse clube não poderá jogar por nenhum outro, durante essa competição.
2.4. O membro deve seguir todas estas regras e todas as regras que a competição do seu país ou dos campeonatos internacionais da VPL tiverem.
2.5. A quebra de qualquer regra leva quem a quebrou a ser suspenso ou banido, além de perder os seus direitos de conta PRO se tiver, e qualquer quantidade de pagamento de campeonatos ou torneios. Quando um membro é banido ou suspenso de um país, a punição serve para todo o site da VPL. Ter conta PRO é um serviço extra incluído no site da VPL, que não terá qualquer direito de reembolso caso o jogador seja banido por quebra de alguma das regras.
2.6. Os membros podem sempre protestar o seu banimento ao administrador global se eles acharem que foi injusto.
2.7. Todos os pagamentos, seja de conta PRO VPL ou de alguma subscrição no campeonato, são pagos no site da VPL. A VPL não pede nenhum tipo de pagamento fora do website, aqui tem um recibo todas as vezes que seja realizado algum pagamento. Para ser possível os membros trocarem os vcs por dinheiro “Cash-out” tem de passar um recibo à VPL se for no PayPal podem criar lá se for para conta bancária tem que enviar para o email da VPL um recibo válido.
2.8. Qualquer tipo de comportamento racista, será punido com ban permanente do site da VPL.
Artigo 3.º Integração de Lacunas
3.1. As lacunas existentes no presente Regulamento são adaptadas e interpretadas pela Administração da VPL Portugal, consoante os diferentes casos que ocorram durante a época de competições da VPL Portugal.
Artigo 4.º - Época desportiva
4.1. O Campeonato realiza-se no período que compõe cada meia época desportiva oficial (6 meses) com datas ainda por definir, tal como determinado pela VPL Portugal através de um Comunicado Oficial, que será publicado no discord da VPL Portugal no canal referido para os comunicados/notícias.
Artigo 5.º Requisitos de participação de Clubes
5.1. A Liga Pro Clubs, na sua modalidade de participação de clubes, é disputada por todos os clubes inscritos e para as equipas que adquiriram o season pass nas competições organizadas pela VPL Portugal na plataforma PS5 e PS4.
5.2. A participação coletiva na Liga Pro Clubs obedece aos seguintes requisitos: • O clube deve estar registado no site www.virtualproleague.com. • Apenas podem participar clubes de Portugal.
• O plantel tem de ter no mínimo 75% de jogadores de nacionalidade portuguesa.
• O número máximo de jogadores inscritos por equipa é de 25. • O número mínimo de jogadores inscritos por equipa é 15. • O plantel deve apresentar no mínimos dois Diretores de Equipa.
• A inscrição de jogadores deve ser feita no período definido e publicitado pela VPL Portugal no site www.virtualproleague.com.
5.3. Valor de Inscrição
5.3.1. PS5
O valor de inscrição é de 40 euros, equivalendo a 40,000 VC. mais 10 euros de caução, equivalendo a 10,000 VC, ou seja, no total é 50 euros (50,000 VC).
5.3.2 PS4
O Valor de inscrição é de 20 euros, equivalendo a 20,000 VC, mais 10 euros de caução, equivalendo a 10,000 VC, ou seja, no total é 30 euros (30,000 VC)
5.4 Caução
A Caução irá funcionar como um mecanismo para tentar garantir que as equipas disputem a competição até ao seu final, ou seja, os 10 euros, que a equipa irá pagar irão ser devolvidos caso a equipa cumpra com a competição até ao fim.
5.5 Reembolsos e Desistências
Após o pagamento não haverá reembolso, do dinheiro, e caso a equipa desiste não receberá o valor da caução.
5.6- Clubes tem de ter o nome relacionado ou igual no Fifa igual ao clube registado na competição. (só em casos de problemas conexão podem usar clube random)
5.7 As Equipas B:
a. Podem participar no espaço Liga e não podem participar na Taça da Liga e Taça de Portugal.
b. Só podem participar caso exista uma segunda ou terceira divisão, caso não exista as equipas B ficam impossibilitadas de participar nas competições organizadas pela VPL Portugal.
c. As equipas B não podem participar no mesma Liga que a Equipa A. d. O diretor da equipa B pode ser o mesmo da equipa A.
e. Nenhum jogador na equipa A pode jogar pela equipa B.
f. Qualquer jogador da equipa B pode jogar pela equipa A.
g. O jogador da equipa B só pode jogar pela equipa A após 72 horas de efetuar um jogo pela equipa B.
h. Conta para os efeitos da regra prevista na alínea i) a hora marcada pela organização.
i. Os cartões e suspensões aplicadas a um jogador da equipa B contam pra a equipa A e vice-versa.
j. Os jogadores não podem cumprir castigo em equipas diferentes e não podem efetuar jogos com um castigo por cumprir.
k. Caso se verifique incumprimento de alguma disposição do presente Regulamento por parte da equipa B, esta será suspensa durante a duas edições da liga.
Artigo 6.º Requisitos de participação Individual
A Liga Pro Clubs, ao nível participação individual, é disputada por todos os jogadores devidamente inscritos na Liga.
6.1. A participação individual na Liga Pro Clubs obedece aos seguintes requisitos:
a. Registo no site www.virtualproleague.com
b. Cada jogador só pode ter uma conta associada a um PSN ID e, só pode estar inscrito numa equipa.
c. O PSN ID não pode conter linguagem insultuosa e provocativa. d. A conta do jogador só pode ser alterada, mediante aprovação da administração VPL Portugal.
e. Jogadores tem o limite de 2 inscrições em equipa diferentes por época f. Após o final de cada época, os jogadores serão livres para assinar por outro clube, onde cada época tem normalmente a duração de 6 meses.
Artigo 7.º - Desistências.
7.1- Caso um clube desista das competições organizadas pela VPL Portugal, todos os jogos planeados para esta equipa serão dados com o resultado 1-0 para o seu adversário.
7.2. Jogos já jogados mudaram para 1-0.
7.3. Responsáveis pelo clube serão banidos por 6 meses de competir na VPL Portugal.
7.4. Uma vez que anunciam a administração que o clube irá desistir, administração da 24hrs para o clube poder reverter a situação. 7.5. Tem de ser anunciado aos restantes clubes após o término das 24hrs. A decisão já não poderá ser revertida.
Os Team Manager têm a responsabilidade de se certificar que a inscrição e participação da sua equipa está em conformidade com o disposto no presente Regulamento, sob pena de a sua equipa ser desqualificada das provas nas quais está inserida.
Artigo 8.º Transferências
Mercado Aberto até … 20:00hrs. (datas ainda a definir)
8.1- Mercado abre uma semana de … 00:00hrs. (datas ainda a definir) 8.1.1- Mercado aberto limitado recrutar até 3 jogadores +2 caso emergência com conta PRO.
8.1.2.- Mercado fecha … 22:00hrs. (datas ainda a definir)
8.1.2.2- Jogador com conta PRO pode terminar contrato em mercado fechado. 8.2- Caso o jogador compre o “PRO” (premium) poderá terminar contrato do clube e juntar-se a outro clube em mercado aberto.
8.2.1- VPL Portugal não se responsabilizará por qualquer tipo de compra PRO. Clubes não devem comprar uma vez que este beneficia o jogador e não o clube. 8.3- Se o jogador tem contrato escrito/recebe regalias do clube, o jogador não poderá transferir-se para outro clube nem sair do clube até o contrato acabar do site VPL, apenas se chegarem em acordo entre si, quebrar esta regra jogador pode ficar banido durante duas edições da liga.
8.4- Com conta PRO o jogador poderá terminar contrato com o clube, para as competições VPL Portugal.
8.5- Jogador que a jogue por dois clubes diferentes em simultâneo será banido da competição durante duas edições da liga, e mesmo se este tiver conta pro não será reembolsado nem perdoado
8.6. Se o jogador tiver conta pro ativa, e estiver livre no mercado, mesmo que esteja o mercado fechado este poderá ser inscrito.
8.7. As inscrições excecionais de jogadores mesmo com o mercado fechado, serão realizadas até as 20hrs em dias de jogo.
8.8. Um jogador que represente 2 clubes numa época e caso queira representar um terceiro, terá de pagar uma clausula de rescisão ao seu “segundo clube”, que é do mesmo valor de uma conta pro.
8.9. Clubes devem manter a sua lista de jogadores no site atualizado. Artigo 9.º Formato da Competição
9.1. PS5 (por definir)
9.2 PS4 (por definir)
Artigo 10.º Critérios de desempate
10.1. Se, no final da fase regular, existirem equipas empatadas procede-se a um desempate através dos seguintes critérios:
• Número de pontos alcançados pelos clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
• maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si; • maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
• maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes nos jogos realizados em toda a competição;
• Maior número de vitórias em toda a competição;
• Maior número de golos marcados em toda a competição.
• Para estabelecimento de classificação dos clubes em cada jornada serão aplicáveis, para efeitos de desempate, os critérios previstos nas alíneas
Artigo 11.º Calendário
• A VPL Portugal aprova o calendário da Liga Pro Clubs e as suas alterações, define os horários dos jogos, das reuniões organizacionais, das transmissões televisivas, das ações de imprensa e quaisquer outras que, no âmbito da Prova, se venham a realizar.
11.1. O calendário pode ser alterado posteriormente à sua publicação, através de comunicação no discord da VPL Portugal, por motivos de interesse da Prova, em casos de força maior.
11.2. Os jogos referidos no número anterior são distribuídos por divisões e competições, reservando a organização a possibilidade de marcar jogos de divisões diferentes no mesmo dia.
11.3. Dia de jogo predefinido pela organização.
A Liga Pro Clubs será disputada semanalmente com duplas jornadas todos os jogos são por predefinição terça-feira às 21:50, Não podem alterar dia de jogo. (clubes podem mudar horário com mútuo acordo, avisando a administração)
Artigo 12.º Adiamento de jogos
• Os jogos não podem ser adiados.
Artigo 13.º Regras do Jogo
13.1. Antes do Jogo:
a. O prazo de tolerância para o início do jogo é de 10 minutos pós a hora oficial.
b. A decisão de atribuir falta de comparência a qualquer uma das equipas é exclusiva da Administração VPL Portugal.
c. Cada equipa tem a obrigação de ter dois Diretores no Discord oficial da Liga de Pro Clubs antes do início de cada jogo.
d. O Diretor da equipa terá de comunicar através do Discord qualquer situação relativa ao respetivo jogo.
e. Se forem atribuídas duas derrotas consecutivas a uma equipa por falta de comparência sem que um dos treinadores dê explicação para a ausência, esse clube terá dois pontos retirados na classificação.
f. O número mínimo de jogadores para uma equipa iniciar um jogo é de 11.
g. Conta para os efeitos da regra g) os jogadores que estabeleceram ligação com o jogo e apareçam no menu do mesmo (no decorrer da partida).
h. Obrigatório jogar com QQ (ANY).
i. A equipa visitada deve enviar o pedido de amigável à equipa adversária na hora oficial. Caso o convite não seja aceite, a equipa visitada deverá aguardar indicações da organização. Todas as equipas devem preencher a ficha de jogo, disponibilizada pela organização no início da competição, devendo a mesma ser respeitada, sob pena de as equipas podem ser penalizadas com a perda de pontos nos respetivos jogos.
13.2- Mesmo existindo falta de comparência no primeiro jogo, se a equipa adversária aparecer para realizar a segunda mão dentro do prazo estabelecido do jogo deve ser jogada (deve avisar ao adversário que está pronto para o segundo jogo da dupla jornada).
exemplo: jogo inicial 21:50. se o adversário está pronto para segundo às 22:15 o jogo deve ser feito. Avisar com 1 hora de antecedência a sua ausência no primeiro jogo e presente no segundo
- Jogos têm de ser transmitidos
13.3 Durante o jogo
a. Após entrar no jogo e passado os 5 minutos virtuais o jogo deve continuar mesmo que haja jogadores desconectados incluindo o QQ. Cada equipa pode tentar reconectar-se 2 vezes desde a equipa tenha saído antes dos 5 minutos virtuais. Em caso de acordo entre clubes, poderá ser excedido o número de tentativas (2 jogos com a regra dos 5 minutos virtuais).
b. No caso de o jogo bloquear, devem-se realizar os minutos restantes. Os marcadores e cartões mantêm-se pelo que se algum Profissional Virtual tiver sido expulso antes do jogo ter bloqueado, não pode jogar os minutos que faltam. Neste caso o número mínimo de jogadores não é tido em conta.
c. É proibido sair a meio do jogo. Na eventualidade de uma equipa sair após 5 minutos esta perderá automaticamente por 1-0, salvo se o resultado na altura for superior e nesse caso manter-se-á o resultado com os respetivos marcadores e cartões. Se este comportamento for reincidente a equipa será expulsa do torneio.
d. É proibido o incitamento à expulsão e desistência de toda a equipa durante o jogo, sob pena de a equipa ser penalizada com a perda de 6 pontos.
e. A reincidência do comportamento previsto na alínea anterior, implica a expulsão da equipa das competições de Pro Clubs.
f. Não é permitido empurrar de forma deliberada o guarda-redes. Na eventualidade de um guarda-redes ser empurrado a equipa deve reportar tais factos à organização, através do envio para o discord.
g. A violação do disposto na aliena anterior, implica o seguinte:
h. Se se confirmar que o guarda-redes foi empurrado, é automaticamente atribuída a derrota por 1-0 à equipa que cometeu a infração.
i. Se se comprovar que não houve qualquer empurrão, o resultado manter-se á.
j. Se ambas as equipas enviarem vídeos comprovando que se registaram empurrões ao guarda-redes, ambas serão penalizadas com um empate a 0-0 e, por conseguinte, será deduzido 1 ponto a cada equipa.
k. Se uma das equipas abandonar o jogo a meio, devido à violação de alguma(s) regra (s) prevista no presente Regulamento, é atribuída a derrota por 2-0 à equipa que abandonar o jogo.
l. Se se considerar que o adversário violou alguma(s) regra(s) prevista no presente Regulamento, deve aguardar-se pelo final do encontro para se proceder ao envio do respetivo vídeo à Organização. Qualquer ato que prejudique intencionalmente e/ou beneficie de um movimento em direção ao guarda-redes que prejudique o mesmo sem que este possa ter qualquer tipo de ação, será punido e a decisão revelada no final do encontro.
m. Não é permitido enviar mensagens através da PSN para os adversários com o intuito de causar lag.
13.3. Após o jogo
13.3.1. Os relatórios dos jogos terão de ser realizados pelo Diretor de equipa, no site www.virtualproleague.com.
Preencher todos os dados, devem fazer corretamente ou esses dados são eliminados
a. O prazo para a realização dos relatórios via site será de 24 Horas após a realização do jogo.
b. Qualquer equipa que utilize um jogador não elegível será punida com a dedução de 3 pontos e atribuída a derrota no(s) jogo(s) em que o jogador foi utilizado.
c. Derrota por falta de comparência o resultado é 1-0 e é só atribuído predefinição com ordem da administração, nenhum clube pode determinar se é predefinição.
d. As estatísticas serem obrigatórias ainda é algo a definir pela VPL Portugal.
Artigo 14.º Sanções disciplinares aplicáveis a participação coletiva e individual
14.1. As sanções disciplinares aplicáveis aos clubes são:
a. Derrota
b. Desqualificação da competição
c. Suspensão da competição
d. Exclusão da competição
Artigo 15.º Derrota
15.1. No caso de uma equipa abandonar a competição, é atribuída uma derrota por 1-0 em todos os jogos (realizados ou por realizar), mantendo-se as listas de marcadores, assistentes ou cartões.
Artigo 16.º Suspensão do jogador da competição
16.1. A exibição de cartão vermelho direto ou acumulação de amarelos (no jogo) é sancionável com suspensão de no mínimo 1 jogo.
16.2. A contabilização de cartões vermelhos e respetivas suspensões apenas são aplicáveis aos respetivos jogadores
Artigo 17.º Exclusão da competição
17.1. A Organização tem o direito de excluir qualquer equipa que por ocasião dos jogos utilize linguagem antidesportiva, que incite a violência, corrupção, combinação de resultados desportivos, racismo, xenofobia ou qualquer outra forma de influenciar a adulteração de resultados desportivos ou de discriminação.
17.2. A Organização tem o direito de excluir de todas as provas qualquer equipa que utilize qualquer tipo de cheat ou glitch de uma forma coletiva e deliberada.
a. Não conta para os efeitos da regra 2 a utilização do glitch dos atributos e/ou overall.
b. É da responsabilidade do Team Manager de verificar que nenhum jogador da sua equipa está a utilizar um glitch.
c. Caso um jogador utilize um glitch dos atributos e/ou overall, será banido de todas as competições VPL após ser confrontado com as provas e após a confirmação das mesmas. Se a utilização for durante um jogo daVPL, será atribuída derrota no(s) jogo(s) em que a equipa utilizou o respetivo jogador.
d. Conta para efeitos da regra c, o período que decorrem competições de Pro Clubs da VPL Portugal.
e. Todos os jogadores devem ter conhecimento dos cheats e glitchs presentes no FIFA 23. O jogador deve procurar informação junto dos responsáveis da equipa e da organização. O desconhecimento desta situação não serve de argumento.
Artigo 18.º Protestos dos jogos
18.1. Os protestos dos jogos VPL Portugal são julgados pela administração da VPL Portugal.
18.2. Os protestos dos jogos são dirigidos à VPL Portugal, devendo os fundamentos e a sua tramitação respeitar o que se encontra definido no presente Regulamento.
18.3. Os protestos dos jogos apenas podem ser interpostos pelos Clubes neles intervenientes.
Artigo 19.º Entrevistas no final do jogo/Streams
19.1. No final do jogo, é obrigatória a realização de entrevistas rápidas aos técnicos e jogadores.
19.2. De forma a todas as transmissões serem semelhantes, o responsável por transmissão de cada clube deve mudar as seguintes definições:
- HUD
- Indicador de Atleta
- Nome de Atleta
- Desativar a barra de desenvolvimento (VP)
19.3. Câmeras permitidas:
- Transmissão TV
- COOP
Artigo 20.º Entrada em vigor
O presente Regulamento entra em vigor a partir de 30/09/2022 devendo ser publicitado através do site VPL Portugal.